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Prospecção ativa: dicas para atrair mais clientes

Atrair novos clientes é um dos principais objetivos de qualquer negócio. Mas qual é a melhor estratégia para abordar o público-alvo e apresentar as soluções que a empresa tem a oferecer? A prospecção ativa se apresenta como uma das técnicas mais eficazes para alcançar possíveis clientes e conquistar bons resultados.

Mesmo que a empresa possua estratégias de atração sólidas, é imprescindível criar estratégias que utilizem os recursos mais atuais com intuito de atrair novos clientes. Nesse sentido, a prospecção ativa é fundamental na busca por novos clientes em potencial. 

Neste artigo, iremos apresentar algumas estratégias e as formas de colocá-la em prática, além de demonstrar as vantagens que a prospecção ativa de clientes pode trazer para o sucesso do seu negócio! 

Neste artigo abordaremos os seguintes tópicos: 

  • O que é prospecção ativa?
  • Como atrair mais clientes por meio da prospecção ativa?
  • Inbound e prospecção devem andar lado a lado 

Tempo de leitura: 11 minutos.

O que é prospecção ativa?

Prospecção ativa é uma estratégia que tem como foco principal a captação de clientes em potencial para o negócio. Isso é realizado através de uma abordagem mais ativa, apresentando uma proposta de valor para contatos que sejam compatíveis com o perfil da empresa.

A prospecção ativa é um dos modelos de venda mais conhecidos do mercado. Seu uso envolve diversos canais de comunicação, como publicidade, ligações telefônicas, chatbot, entre outras. 

A partir do avanço tecnológico e do marketing digital, novas formas de prospecção ativa foram criadas, como contato pelas redes sociais, ferramentas de e-mail marketing e links patrocinados. Assim, há uma integração entre os meios tradicionais e os novos, o que facilita a atração de bons resultados para os negócios.

A estratégia que será definida para alcançar mais clientes vai depender do tipo de consumidor que a empresa quer captar. Por esse motivo, é importante realizar uma pesquisa para identificar as características desse cliente e quais as melhores abordagens para iniciar uma contato. 

Leia também: Como montar um e-mail de prospecção na prática

Como atrair mais clientes por meio da prospecção ativa?

Agora que você já sabe o significado de prospecção ativa, o próximo passo é entender como usar essa técnica para atrair mais clientes. Já que existem diversas maneiras  e etapas para alcançar esse objetivo, reunimos algumas das principais:

Defina o perfil do cliente

Antes de iniciar toda a estratégia, é fundamental definir o perfil de cliente pela qual a prospecção será direcionada. 

A partir do conhecimento do público, é possível entender seus desejos, o que facilita o desenvolvimento de estratégias mais focadas com as expectativas do público alvo. 

Ter um conhecimento prévio sobre qual grupo de pessoas focar é o que permite entender o que esse público busca. Assim, fica mais fácil desenvolver estratégias certeiras conforme com as suas expectativas, objetivos e desafios.

Invista em conteúdos de qualidade

Materiais para divulgação, e-mails, newsletters, entre outros. Seja qual for o meio utilizado, oferecer conteúdos atrativos e de qualidade é fundamental para uma prospecção eficaz. Por essa razão, é importante saber se comunicar com seu público e qual é o perfil do público que deseja atrair.

Os conteúdos das postagens podem ter várias finalidades, como ajudar a responder dúvidas comuns do público, e apresentar dicas e informações úteis relacionadas ao produto ofertado. Por ser o contato inicial, é o ponto de partida para que o cliente pesquise mais sobre a instituição e tome uma decisão.

Defina os canais de comunicação mais adequados

Defina cada conteúdo que será distribuído nos canais de comunicação, e promova os canais onde o seu público-alvo esteja presente. Para uma prospecção eficiente, você deve entender aonde o seu público está presente.  

Crie metas e objetivos

Ao elaborar a estratégia de prospecção, é imprescindível traçar o objetivo, ou seja, qual será o propósito do contato com o cliente em potencial. As metas precisam ser realistas e mensuráveis para avaliar o avanço rumo ao objetivo. 

Com o passar do tempo, a meta pode ser ampliada, de acordo com os resultados alcançados pela empresa.

Seja consistente

Para que a prospecção ativa funcione, é preciso ter um fluxo constante de clientes potenciais, ou seja, você precisa ser consistente. Independente de ter diversas propostas de negócios, é muito importante que você dedique tempo para prospectar.

Prepare seu script

Evite improvisações no momento de conversar com o cliente. Elabore uma lista de questões que você deverá apresentar para o seu interlocutor. Apresente-se, diga o nome da empresa e o produto que oferece. 

Procure descobrir se o seu possível cliente tem autoridade para comprar, se ele tem autonomia no orçamento e necessidade do seu produto. É importante lembrar: ouvir também faz parte da prospecção de clientes. Deixe o seu contato falar, expor dúvidas, transforme a prospecção em um diálogo.

Inbound e prospecção devem andar lado a lado

O Inbound Marketing se refere ao processo de criação de conteúdo, pela qual se adequa para que os possíveis clientes enxerguem o serviço que a sua empresa oferece. Estratégias de atração são estabelecidas para construir um fluxo de visitas e entradas em um portfólio, site ou páginas em redes sociais, por exemplo, para então realizar ofertas a partir da conquista de leads, seguindo o funil de vendas.

Apesar de ser eficaz, o inbound não pode ser a única opção de estratégia. A prospecção ativa segue como um excelente mecanismo para ir atrás do público alvo e mostrar como você pode oferecer um serviço qualificado. Para isso, é preciso que a sua empresa saiba exatamente as necessidades de seu público e desenvolva boas ofertas para gerar o interesse.

Quais as vantagens de adotar essa estratégia de prospecção?

Ao aplicar as estratégias de prospecção ativa para clientes, sua empresa pode obter uma série de vantagens. Continue a leitura para conferir quais são elas.

Clientes com perfis ideais

Por meio dessa abordagem é possível ir ao encontro do cliente com o perfil mais compatível com a solução que a sua empresa oferece. Ao entrar em contato com o cliente ideal, há uma maior probabilidade de fechar negócio, o que também facilita na identificação de um potencial cliente, agilizando o processo.

Aumento da previsibilidade

A prospecção ativa permite que a empresa tenha um controle maior dos resultados em relação aos esforços realizados para atrair um cliente. A partir da análise dos dados, é possível prever quantas pessoas são necessárias contatar para atingir a meta estabelecida.

Agilidade nas respostas

A prospecção ativa é utilizada bastante com o intuito de alcançar o cliente ideal com mais rapidez. Quando essa técnica é utilizada, as chances de gerar o interesse do público alvo aumentam. Com os resultados, é possível que os clientes busquem por mais informações sobre a empresa, o que deve acelerar todo o processo, tornando as vendas mais ágeis.

Abordagem mais direta

A prospecção ativa de clientes possibilita escolhas mais objetivas dos contatos e promove um maior controle das pessoas que entram no funil de vendas. Isso torna a abordagem mais direta. 

Conclusão

Como vimos neste post, a prospecção ativa é uma estratégia com intuito de levar os clientes em potencial a terem conhecimento da existência da sua marca. Para que se possa alcançar tais resultados desejados e fechar mais negócios, essa estratégia precisa ser bem definida antes de ser colocada em prática.

Seguindo esses passos, é possível transformar a prospecção ativa em uma tarefa mais simples: 

  1. Realizar uma análise de inteligência de mercado; 
  2. Definir o público-alvo;
  3. Definir uma abordagem;
  4. Qualificar o potencial cliente.

Também é preciso acompanhar os resultados dos esforços de prospecção usando métricas específicas, como:

  • Taxa de conversão de lead em venda;
  • Processamento de leads no mês;
  • Número de leads de um mês para o outro.

Se tudo for feito de forma correta, os resultados não irão demorar a aparecer.  Siga as dicas apresentadas aqui, e você estará no caminho certo para começar sua prospecção ativa.

Sua empresa está precisando de ajuda para abordar os prospects mais qualificados e fechar mais negócios? Entre em contato conosco agora mesmo. 

Author

Optmy

Empresa focada em gerar resultados para empresas B2B, descomplicando sua força de vendas.

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