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O que você precisa saber sobre atração de clientes? 

Atrair clientes

Se a sua empresa está acostumada a correr atrás de leads para convertê-los em clientes, acredite, este não é o caminho ideal. Afinal, nada melhor que organizar nosso próprio jardim para atrair as borboletas. 

É justamente de atração de clientes que vamos conversar hoje!

Nesse artigo você vai ler sobre:

  • Elementos da etapa de Atração do Funil de Vendas
  • 5 ações que fazem total diferença na hora de atrair clientes
  • Definindo os Canais de Atração.
  • Importância da Produção de Conteúdo e Estratégia de SEO
  • Gerenciamento de Mídias e Tráfego Pago
  • Por que sua empresa precisa de uma Matriz Editorial?
  • Avalie o desempenho através de Métricas

Tempo de Leitura: 9m

Elementos da etapa de Atração do Funil de Vendas

Sendo a primeira etapa do Funil de Vendas, atrair clientes pode ser bem simples, desde que alguns passos essenciais sejam seguidos corretamente. O planejamento precisa ser desenvolvido com objetivos e metas claras e já estabelecer os indicadores que servirão para mensurar as ações.

Como próximo passo, será necessário definir ações que resultem em tráfego do público certo no site. Para isso, será necessário conhecer seu público e jornada de compra, sendo este um fator decisivo na decisão de compra.

Ao conhecer o público e ter a jornada já definida, fica muito mais fácil o momento de planejar e produzir conteúdos relevantes, realizar o mapeamento de palavras-chaves mais buscadas pelo seu público e assim, melhorar seu posicionamento no mecanismo de busca.

Nesse cenário, investir em artigos para o blog é essencial, pois a produção é feita com base nos assuntos buscados pelas pessoas e também investir em estratégias de SEO, melhorando o posicionamento.

5 ações que fazem total diferença na hora de atrair clientes

Identifique sua persona e/ou ICP

Sim, é essencial que você conheça e entenda sua persona, assim como identifique qual o perfil de seu cliente ideal, desta forma, será possível traçar ações assertivas, comunicando-se diretamente com seu público-alvo.

Mapeie a jornada de compra

Realizar o mapeamento da jornada de compras do seu cliente, é ideal para entender qual caminho seu potencial cliente percorre e se ele realmente proporciona uma experiência agradável. Além disso, você conseguirá informações sobre a eliminação de falhas, qualificar clientes e diminuir o ciclo de vendas.

Defina métricas

Sem acompanhamento não é possível saber como foi o resultado, por isso, definir as métricas que realmente importam para o resultado, é essencial para atingir o objetivo desejado.

CTA

Adicionar CTAs na produção de conteúdos ajudará no envolvimento dos potenciais clientes e quando utilizado corretamente é uma técnica essencial para atrair leads.

Técnicas de SEO

Sim, SEO é uma das estratégias essenciais para atrair clientes, afinal, através dessa técnica é possível melhorar o posicionamento em mecanismos de busca, oferece taxas de aquisição de leads mais altas e melhora a experiência dos potenciais clientes.

Leia também: O que é captação de leads e por onde começar

Definindo os Canais de Atração

Para aumentar a lucratividade é inevitável o processo de aquisição de leads e por isso, é essencial investir pesado nesses canais.

O momento de definir quais os melhores canais de aquisição para a sua empresa, é muito importante, isso por que ao direcionar todos os esforços para um único canal ou para aqueles que não fazem sentido para o seu público, é considerado um erro muito grave.

Primeiro, é necessário realizar um mapeamento e também entender que existem diversos tipos de canais com os variados objetivos.

Após isso, questione-se, busque entender seu público e qual canal faz sentido para a sua marca e seu cliente.

Importância da Produção de Conteúdo e Estratégia de SEO

O que muitas pessoas questionam é sobre a importância da Produção de Conteúdo, mesmo que isso seja um assunto muito batido. É incrível como é uma estratégia que pode ser subestimada em alguns casos.

Quando falamos da estratégia de conteúdo e SEO, estamos falando de um casamento que traz melhoria no posicionamento e visibilidade da marca.

É a partir do conteúdo que seu site e suas mídias atraem a atenção das pessoas, além disso é importante entender que a estratégia de SEO vai estar totalmente atrelada ao marketing de conteúdo, isso resulta em um maior número de pessoas interessadas no que está sendo ofertado.

Uma observação interessante é que nesta etapa uma atividade essencial é realizar uma boa pesquisa de palavras-chave e desenvolver um estudo de como aplicá-la.

Gerenciamento de Mídias e Tráfego Pago

Uma etapa que envolve a atração de clientes está no gerenciamento das mídias e no tráfego pago.

Costumo dizer que as redes sociais não são apenas a vitrine da sua empresa, mas a sua recepção. Isso porque é ali que as pessoas vão estacionar inicialmente, consumir os conteúdos e ter um primeiro contato seja com o que é publicado ou através de conversas, podendo ser por mensagem ou comentários.

Por isso, um bom gerenciamento de mídias pode sim ser um dos principais canais de atração de clientes para a sua empresa. Casado com uma boa estratégia de tráfego pago, você conseguirá aumentar o seu alcance e assim potencializar seus resultados.

Confira também: Facebook ads e como entender seu público

Por que sua empresa precisa de uma Matriz Editorial?

Quando falamos em atrair clientes, estamos falando também de planejamento e estratégias. Dentro desse universo de elaborar conteúdos para atração de clientes, também é necessário criar uma matriz editorial.

No entanto, o que é uma Matriz Editorial e por que a sua empresa precisa?

A matriz editorial consiste em um planejamento que definirá e ofertará temáticas de conteúdos estratégicos para cada canal utilizado, a partir de uma visão ampla e focada na jornada do cliente.

Sua empresa precisa ter em mãos a essência de todo o conteúdo, por isso, a matriz editorial vai além de uma estratégia de atração, mas sim abraçando o todo, desde este momento da visibilidade até o pós-venda.

Avalie o desempenho através de Métricas

Atrair clientes não envolve apenas planejamento e execução, mas também a avaliação do desempenho das ações. Isso só será possível através do acompanhamento das métricas.

No entanto, fique atento às principais métricas para o seu objetivos!

As métricas são dados gerados a partir das ações realizadas e cada canal de atração possui suas próprias métricas. Desta forma é possível mensurar os resultados da estratégia de atração de clientes, verificar o que pode ser melhorado e encontrar novas oportunidades.

Aqui na OPTMY seguimos uma estratégia personalizada para cada um dos nossos clientes que buscam por estratégias de atração, posicionamento e visibilidade. Nossa conversa neste artigo trouxe apenas um pontinho do que é o universo real dessa estratégia, afinal, entendemos que cada empresa é única e para cada um merece uma estratégia própria e específica para atingir os resultados desejados.

Por isso, faço um convite especial para você conversar com um dos nossos especialistas e entender como sua empresa pode atrair mais clientes realizando um diagnóstico do cenário atual da sua empresa. Clique aqui e entre em contato conosco.

Author

Sirlene Santana

Pós-graduada em Projetos e Metodologias Ágeis. Tecnóloga em Processos Gerenciais. Anteriormente, fui Analista de Internacionalização no Centro de Empreendedorismo da Universidade Federal do Ceará. Sou apaixonada por Marketing, principalmente esportivo, e Produção de Conteúdo.

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