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Esta é uma metodologia ideal para uma comunicação mais clara e desenvolver  estratégias assertivas para cada cenário, principalmente para o momento em que estamos vivendo. O conceito do Funil de Vendas em Y não é novo, embora não seja tão conhecido entre os profissionais do nosso país.

Por isso, o objetivo deste artigo é apresentar o que é este conceito e como aplicar essa metodologia em sua empresa.


Tempo de leitura: 9 min

Os temas abordados são:

  • O que é o Funil de Vendas em Y?
  • Breve resumo das práticas de Inbound e Outbound.
  • Afinal, como o Funil em Y funciona?
  • Entenda a razão dessa metodologia existir.

O que é o Funil de Vendas em Y?

Em poucas palavras, o Funil de Vendas em Y representa os passos da Jornada de Compras do seu cliente e em cada etapa apresenta os níveis de maturidade e qualificação de cada lead, assim como quais atividades serão realizadas pela equipe.

Essa metodologia é ideal para alavancar a geração de leads, ajudar no posicionamento da marca, melhorar os resultados financeiros, entre outros pontos positivos.

Com o funil de vendas em Y é possível treinar a sua equipe, mostrando os detalhes de cada etapa do processo de vendas, assim como ter uma maior facilidade no gerenciamento e otimização, possibilitando que tudo que está sendo feito esteja visível aos gestores. 

Ele foi denominado assim por ter um formato similar a letra Y, devido a segmentação no topo do funil entre Inbound e Outbound.

Breve resumo das práticas de Inbound e Outbound.

Antes de conhecermos mais a fundos sobre o Funil em Y, é necessários relembrarmos as práticas do Inbound e Outbound.

  • Inbound

O Inbound Marketing começa com a atração de possíveis clientes por meio de estratégias de conteúdo, para que isso seja possível, é necessário entender quem é o consumidor. Em seguida, vem a conversão que tem como aliadas as landings pages e formulários, seu principal objetivo é conseguir o máximo de informação sobre o cliente em troca de conteúdos relevantes.

Para finalizar, temos a etapa de nutrição, que tem seu início a partir do momento que o lead aceita a relação de troca, entretanto, não está preparado para uma compra efetiva. Após a captação, é necessário nutri-lo para estimular seu interesse pela marca apresentada, qualificando-o sobre o nicho, mercado e vantagens.

Já o Outbound Marketing, inicia com a captação de leads de forma ativa, sendo conhecida como prospecção ativa, utilizando ferramentas e canais de comunicação digitais. Na etapa de conexão, começam as tentativas de contato com o lead captado, fazendo uso de fluxos de cadências. 

Por fim, chega a última etapa. A equipe separa os leads qualificados daqueles que ainda não estão, vale lembrar que é necessário entender suas necessidades, dores e objeções para trabalhá-lo ao longo do tempo.

Afinal, como o Funil em Y funciona?

Agora que você já lembra de como é o Inbound e o Outbound na prática, chegou o momento de conhecer o funcionamento da Funil de Vendas em Y, que cria pontes entre o Inbound e o Outbound. Isso é ou não é inovador?

Tanto o Inbound como o Outbound possuem formas diferentes de captar e nutrir seus clientes, as pontes ajudam na integração dessas etapas de acordo com o nível de maturidade de cada lead. Existem três pontes essenciais para a geração de leads e aumentar sua receita: Converter e Conectar; Conectar e Nutrir; Nutrir e Qualificar.

  • Converter e Conectar: Este é o caso dos leads que foi atraído por um material rico e possui um bom nível de qualificação, no entanto, não demonstrou interesse nos novos conteúdos enviados. Chegou o momento de transferi-lo do inbound para o outbound, desta forma a equipe de vendas poderá entrar em contato.
  • Conectar e Nutrir: No caso dos leads conectados não possuírem conhecimento da solução ou ainda não estarem preparados financeiramente, este é o momento de transferi-lo para o Inbound, esta equipe ficará responsável por nutri-lo com informações relevantes para sua evolução na jornada de compra.
  • Nutrir e Qualificar:  Essa é a ponte para os leads que estão nutridos e passaram por toda jornada, no entanto, não solicitaram o orçamento. Chegou o momento de entrar em contato para saber se existe interesse em fechar a compra.

Entenda a razão dessa metodologia existir

Um dos maiores problemas das empresas é a falta de alinhamento entre as equipes de Marketing e Vendas. O funil de vendas em Y chegou para ser a solução dessa situação, desta forma, as equipes podem trabalhar a partir de estratégias compartilhadas, equilibrando esforços e suprindo as necessidades do mercado.

Conclusão

O Funil de Vendas em Y é uma metodologia ideal para obter uma comunicação clara e estratégias assertivas em todos os cenários. Estamos vivendo uma situação difícil para o mercado, no entanto, ao fazer uso do Funil em Y é possível seguir com as vendas de forma eficiente. Embora pareça complicado, entender o funcionamento do funil é bem simples e quando colocado em prática, seus resultados são inegáveis.

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