Transformação Digital

O que é a Transformação Digital?

Não existe pessoa no mundo que não tenha sido afetada pela transformação digital, e com as empresas isso não seria diferente. Mas você sabe o que é a “Transformação Digital”? De maneira resumida, é um processo em que a tecnologia passa a assumir um papel essencial nos negócios para garantir melhores desempenhos e resultados.

No momento que estamos vivendo esse tema nunca foi tão importante, em todos os aspectos. Por esse motivo, você precisa entender exatamente o que significa essa transformação, saber qual é o seu impacto na sociedade e como colocá-la em prática dentro da sua empresa.

Neste artigo, conversaremos sobre:

  • O que é a Transformação Digital?
  • A importância e o impacto dessa prática na sociedade;
  • Vantagens com a aplicação desse processo;
  • Como aplicar a transformação digital em uma empresa.

Tempo de leitura:  13 minutos.

O que é a Transformação Digital?

É o processo que integra a tecnologia digital em todos os processos de uma empresa, solucionando problemas comuns do dia a dia, como: quedas no desempenho, produtividade, agilidade e eficácia. Isso é feito para que a empresa melhore o seu desempenho, aumente seu alcance e garanta resultados melhores.  

Mas, se engana quem pensa que essa transformação é tão simples como parece. Ela gera mudanças profundas e significativas, a empresa precisará se reinventar para que esse processo tenha resultado.

A transformação digital muda radicalmente todos os processos de uma empresa, como: na cultura, nas operações, melhora a tecnologia já usada, entre outros aspectos. Esse processo pode custar caro para a empresa e também levar um determinado tempo para a adequação.

A importância e o impacto dessa prática na sociedade

A primeira coisa que temos que considerar é que: não há tempo! As empresas precisam se adequar a essa nova realidade se quiserem evoluir e não perderem espaço no mercado.

A transformação digital tem um profundo impacto sobre a sociedade, de uma maneira geral. 

Para exemplificar melhor como seria esse impacto, pense em como o uso da tecnologia vem transformando as nossas vidas a cada dia. Com o passar de cada ano novas tecnologias aparecem e são implementadas na nossa vida, lembre como era 10 anos atrás, ou melhor, há 20 anos, muita coisa mudou de lá para cá, coisas que há poucos anos nem existiam, são agora essenciais na sua vida. 

Tudo ficou mais rápido, o volume de informações é infinitamente maior que antes e vive em um constante aumento, isso faz com que a sociedade se torne mais exigente do que nunca, ela está acostumada com tudo o que é fácil, prático e rápido. 

Partindo desse ponto de vista, pense no serviço que você oferece, o seu cliente ou futuro cliente, preza por esses três pontos, se você quiser agradá-lo precisará fazer com que seu negócio seja eficiente e rápido.

A transformação digital está aqui para te ajudar a realizar isso, com ela é possível otimizar vários processos, as possibilidades são infinitas, só é necessário saber usar esse processo da melhor forma.

Um ótimo passo, por exemplo, é descobrir quais as tendências do marketing para este ano, e temos um artigo falando sobre isso, clique aqui.

Vantagens com a aplicação desse processo

Muitas empresas estão trocando seus processos tradicionais e optando pela transformação digital, isso ocorre com frequência não apenas porque as empresas querem se transformar e evoluir, mas porque elas precisam disso para sobreviver. 

O mercado passou a esperar que as empresas estejam de acordo com o modo de vida atual da sociedade.

Uma empresa que aceita as mudanças e se adapta mais rápido a essa transformação digital tem potencial para ter mais sucesso do que nunca. Isso porque a transformação digital, em sua essência, significa examinar todos os aspectos de uma empresa e descobrir como modernizá-los, para que possam continuar a evoluir conforme a tecnologia evolui.

Como aplicar a transformação digital em uma empresa

O lado bom (ou ruim) da Transformação Digital é que não existe uma solução única e simplificada. A mudança na relação entre o trabalho e a tecnologia depende muito de como é a sua empresa e como ela está atualmente, para poder ser feita uma estratégia e colocá-la em prática. 

Apesar desse ponto, há algumas etapas que são importantes e devem ser consideradas por todas as empresas que querem implementar a transformação digital no seu dia a dia, sendo algumas delas: 

Crie uma estratégia que funcione para o seu negócio: 

Logo no início do processo de transformação digital é importante que a empresa saiba no que ela quer evoluir com esse processo, o que ela pode usar dessa tecnologia para alcançar esse objetivo. Pensar também nos recursos que deverão ser usados, se ele já está em uso e deve ser melhorado ou se é necessário buscar novos recursos. Isso pode levar até a mudanças nas prioridades de projetos e ideias dentro da organização, identificando quaisquer problemas que possam atrapalhar os esforços da transformação digital.

Faça com que seus funcionários tenham a chance de usar e dominar as tecnologias: 

Esse ponto pode ser complicado, já que antigamente só era necessário que os funcionários aprendessem um processo que seria o mesmo durante anos, no entanto, como a tecnologia está em constante evolução, é necessário que os colaboradores estejam abertos a mudanças nesses processos que eles usam para realizar suas tarefas, já que isso irá deixar o trabalho mais eficiente. Isso também significa pensar no potencial das novas tecnologias e em como elas podem ser bem mais utilizadas.

Abandone as tecnologias antigas:

Muitas empresas gastam muitos recursos para manter tecnologias que já não trazem tanto lucro como antigamente e não são usadas no mercado atual. Depender de uma tecnologia ultrapassada pode ser caro e pode trazer muitos problemas também, atrapalhando a empresa como um todo. É algo que consome recursos valiosos que poderiam ser aplicados em tecnologias mais fáceis de usar, que oferecem uma melhor experiência ao cliente e/ou conduzem a análise de dados mais rapidamente.

A Transformação Digital deve vir do topo e nunca ser de responsabilidade  de outros colaboradores. O líder da empresa deve tomar a iniciativa do processo, estabelecer uma estratégia e executá-la. É um processo complexo, que requer muita atenção, e por esse motivo deve começar do topo e ir se espalhando por todos os processos da empresa. 

Vale deixar claro que o objetivo final da Transformação Digital é melhorar a performance da empresa, fazendo com que ela se torne mais enxuta, eficiente e produtiva, sem nunca deixar de satisfazer o seu público-alvo, mas para que isso se torne realidade é necessário planejamento, então mãos à obra!

Se você ficou interessado pelo assunto, inscreva-se na nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos. Você também pode tirar as suas dúvidas sobre a “Transformação Digital” e como a OPTMY pode ajudá-lo nessa jornada, conversando com um de nossos especialistas, eles estão sempre à disposição.

Author

Sirlene Santana

Sócia e KAM na Optmy. Tecnóloga em Processos Gerenciais pela UniAteneu (2016). Anteriormente, fui Analista de Internacionalização no Centro de Empreendedorismo da Universidade Federal do Ceará. Sou apaixonada por Marketing, principalmente esportivo, e Produção de Conteúdo.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *