
A tecnologia vem cada vez mais influenciando o comportamento e os hábitos das pessoas. São facilidades que tornam as tarefas diárias mais práticas, presente em cada detalhe do nosso cotidiano.
O conceito de maturidade digital está relacionado ao nível de engajamento da empresa em todo esse processo. Sendo uma forma de mensurar a adaptação ao novo cenário amplamente digitalizado pela qual estamos vivendo, a tecnologia pode oferecer a melhor experiência aos consumidores. Continue a leitura e saiba mais!
Neste artigo abordaremos os seguintes tópicos:
O que é maturidade digital?
Estágios da maturidade digital em um negócio
Como analisar a maturidade digital da sua empresa?
Características e vantagens das empresas digitalmente maduras
A transformação digital é o primeiro passo
Tempo de leitura: 13 minutos.
O que é maturidade digital?
O conceito de maturidade digital se refere à capacidade de a empresa competir de forma bem-sucedida no ambiente digital. É preciso que a empresa se adapte às inovações disponíveis no mercado e responda com eficiência às demandas do seu público-alvo.
Podemos frisar que a transformação digital e maturidade digital não são a mesma coisa. A primeira se refere à inclusão de novas ferramentas tecnológicas no planejamento estratégico da organização, de modo a facilitar os seus processos. Já a segunda apresenta o nível em que a companhia compreende e integra o contexto digital estabelecido na atualidade.
Estágios da maturidade digital em um negócio
A maturidade no mundo digital é algo que se conquista com erros e acertos. Por isso, há níveis de maturidade, medidas pela capacidade de adaptação e utilização de tecnologias nas estratégias do negócio, bem como na geração de valor. A maturidade digital pode ser dividida em 4 estágios, que estão de acordo com o modelo desenvolvido pelo Google e BCG.
Sendo eles:
- Nascentes: esse é o nível mais básico, onde as empresas não estão muito ligadas aos resultados de suas estratégias, e utilizam dados fornecidos por terceiros;
- Emergentes: são as empresas que possuem um processo de armazenamento e tratamento dos dados, mas utilizam essas informações tendo como base as estratégias, sem cruzamento de resultados;
- Conectadas: são as empresas que interligam e conectam os dados e informações multicanais, que podem cruzar resultados e analisar métricas mais específicas;
- Multimomento: nesse nível as empresas conseguem utilizar a tecnologia para proporcionar experiências únicas e personalizadas, conforme a individualidade de seus clientes.
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Como analisar a maturidade digital da sua empresa?
Atualmente, empresas bem-sucedidas são aquelas que oferecem aos seus clientes uma experiência única. Mas, na prática, a realidade é que muitas organizações falham nesse quesito. Isso acontece pelo fato do relacionamento com seus clientes não estar alinhado com os processos que dão suporte a estas funções.
Os chatbots, assistentes virtuais, surgem como o centro das conversas sobre como a experiência será multiplicada com as novas tecnologias. Sendo a transformação digital o coração deste esforço, um dos grandes enganos cometidos pelas organizações é acreditar que a transformação digital é realizada apenas por um departamento ou indivíduo.
Uma prática recomendada para analisar a maturidade digital de sua organização é realizar um plano que considere não só a tecnologia, mas a cultura da companhia, as oportunidades envolvidas e as prioridades. Avaliar a maturidade digital de sua organização e priorizar oportunidades que melhorem a experiência do cliente é fundamental.
Isso pode trazer melhores resultados para sua companhia. A transformação digital é um movimento que precisa ser planejado e realizado, tendo bem definida a perspectiva dos processos de negócios.
Novas estratégias e tecnologias entram na estratégia da empresa visando desenvolver uma estrutura operacional inovadora. Fazendo com que a dinâmica interna da empresa alcance um alto nível de customização, gerando diferenciais e oportunidades que vão ajudar a manter o ritmo dos avanços.
Essa estratégia é indispensável para manter o mercado competitivo e para se aproximar com o seu público. Uma área dedicada a esse propósito (o sucesso do cliente) fará com que a sua marca se apoie nesse público, estando presente em todas as fases da jornada, priorizando tais etapas que são essenciais: a busca por melhorias, escutar a voz do cliente, por mais que tudo esteja funcionando super bem.
A partir desse olhar voltado para o consumidor que a sua empresa conseguirá, por exemplo, identificar a preferência do seu público e se a estratégia fará sentido para o seu negócio.
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Características e vantagens das empresas digitalmente maduras
As empresas digitalmente maduras são, na sua maioria, aquelas que nascem sendo exclusivamente digitais. É o caso de muitas startups, que têm o digital presente na sua cultura organizacional.
Mas empresas de qualquer segmento ou porte devem amadurecer a sua presença digital. Já que as evoluções na tecnologia acontecem com imensa rapidez, o planejamento é essencial para qualquer negócio. Além disso, a maturidade digital é algo que precisa acontecer de dentro para fora.
A empresa precisa entender que a transformação precisa ser genuína, ou seja, deve partir desde sua filosofia e razão de existir, até sua cultura organizacional. Se a empresa não tiver essa visão em seu DNA, não conseguirá sustentar sua maturidade digital, pois não estará envolvendo as pessoas nesse processo, nem conseguirá acompanhar, ou mesmo se interessar, pelas tendências tecnológicas.
Outro detalhe fundamental que uma empresa madura digitalmente faz é preparar seus líderes. Os gestores devem conseguir controlar suas ações e estratégias digitais, alinhando as tecnologias com os objetivos do negócio.
A transformação digital é o primeiro passo
Para uma empresa atingir a maturidade digital, é preciso, primeiramente, dar início à transformação. A transformação digital acontece quando a empresa implementa sistemas que visam melhorar o desempenho e a produtividade de sua equipe, permitindo que decisões sejam tomadas com base em dados.
Além de ser um passo essencial para a rentabilidade e sustentabilidade de qualquer negócio, é também muito importante para a retenção de talentos. A transformação digital tem grande impacto na essência da empresa, melhorando processos, ambientes e a própria cultura organizacional.
Quais são as melhores práticas para aumentar o nível de maturidade digital da empresa?
Cada setor tem uma jornada distinta e cada empresa possui práticas gerais que ajudam a superar os desafios e aumentar o nível de maturidade digital. A seguir, você conhecerá quais são cada uma delas. Confira!
Ter um propósito
Quando você tem clareza sobre as razões que te levam a buscar a transformação e a maturidade digital, fica muito mais fácil trilhar esse caminho. Na realidade, quando a empresa implementa uma mudança assim, precisa convencer o seu time a aderir, e isso só pode ser feito de uma maneira: tendo convicção dos seus próprios motivos.
Alinhar as lideranças
As lideranças são o principal exemplo para suas equipes. Um dos primeiros passos na caminhada rumo à maturidade digital é alinhar as lideranças. Os conceitos têm que estar claros, e objetivos e metas devem ser compreendidos por todos. As suas motivações devem se tornar a motivação dos líderes, pois quando todos estiverem falando a mesma língua, a máquina engrena.
Expandir o pensamento sistêmico
O pensamento sistêmico é aquele que vê a empresa como um organismo vivo. Para que um deles funcione bem, é preciso que todos estejam em plena sincronia, pois quando se investe em automação, softwares integrados e compartilhamento de informações, fica mais fácil unificar esse grande sistema em um ambiente comum, em que os dados mais relevantes podem ser acessados.
Isso evita o truncamento de processos e agiliza muitas etapas, especialmente aquelas atreladas à tomada de decisão. Portanto, quando dois ou mais setores trabalham em conjunto, o pensamento sistêmico se expande, levando a maturidade digital à outro nível.
Investir na aprendizagem contínua
Quem tem planos de atingir o quinto nível de maturidade digital precisa preparar os seus times. Isso porque, além de toda a questão estrutural e de cultura, é importante contar com um time preparado e motivado a trabalhar com alta tecnologia. Aprender continuamente sobre os meios digitais deve ser incentivado aos profissionais desde a contratção.
Proporcionar autonomia
A maturidade digital anda junto da autonomia dos times. É importante que cada colaborador tenha espaço e direitos para realizar suas atividades de forma criativa. Ao contratar um talento para compor uma equipe (e depois treiná-lo), é esperado que a empresa confie na sua capacidade de fazer aquilo para o que foi admitido.
O que priorizar para uma transformação digital de sucesso?
Para alcançar um nível avançado de maturidade digital, o processo de aceleração da transformação digital não envolve apenas a dimensão tecnológica. A empresa que deseja se tornar madura digitalmente deve priorizar:
Clientes
Uma cultura onde o cliente está no centro de todo o processo e estratégia sem dúvida gera resultados mais satisfatórios a curto e longo prazo, sendo que cada vez mais as empresas estão investindo na experiência do cliente.
Produtos
Implantar metodologias mais ágeis ajuda a desenvolver e testar novas ideias de forma rápida e com menos chances de insucesso.
Pessoas
Uma transformação digital bem sucedida não se resume em apenas implementar soluções inovadoras. Também é preciso ser capaz de atrair e reter talentos visando formar equipes capazes de aplicar essas inovações.
Informação
Saber administrar os dados que sua empresa gera representa um ponto muito importante no processo de transformação digital. É importante entender o momento em que seu público se encontra e a partir disso tomar as melhores decisões para atender às expectativas do mercado.
Conclusão
Sendo este um grande pilar da transformação digital, é indispensável que sua empresa conte com sistemas que suportam todos os processos, ao mesmo tempo em que operem de modo flexível, escalável e seguro.
Transformar os negócios trazendo-os para o mundo digital é uma necessidade global. Mas, para que este processo de mudança ocorra de modo assertivo e benéfico a todos, é preciso estar atento a todas essas dimensões. Do contrário, dificilmente sua empresa alcançará o nível de maturidade digital adequado para acompanhar de forma competitiva as mudanças do mercado.
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