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MARKETING EM 2021: TENDÊNCIAS QUE VOCÊ PRECISA CONHECER

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Eu sei, 2020 deixou marcas, afinal, muitas empresas precisaram se reinventar para sobreviver e claro, enfrentar inúmeras situações que já estamos cansados de ler. No entanto, o pensamento para 2021 foi totalmente diferente e aqui, o lema é CRESCIMENTO.

A partir das soluções encontradas e dos comportamentos assumidos pelas empresas e também pelo público, as tendências que já estão por aí se tornaram fundamentais para a sua marca seguir competitiva e não ficar atrás da concorrência.

Foi pensando nisso, que reuni algumas tendências que já estão dominando o mercado e ajudando no crescimento de muitas empresas. 

Veja o que vamos conversar neste artigo:

  • Marcas mais Humanas e Comprometidas.
  • Presença digital e estratégias de SEO.
  • Growth Hacking.
  • Omnichannel
  • Redes Sociais, em especial Tik Tok e Reels.

Tempo de leitura: 11 minutos

Marcas mais Humanas e Comprometidas

Sim, isso mesmo que você leu!

Acontece que essa tendência não é novidade e muito menos iniciou na revolução que vivemos no ano passado. É uma mudança que vem acontecendo desde muito antes e aos pouquinhos. Entretanto, em 2021, ela está ganhando mais força.

Deixa eu te explicar o motivo!

Era algo que o público, dos mais variados setores, já estava em busca. As marcas só perceberam a grande fragilidade nesta área, justamente com toda aquela loucura de 2020, agora precisam mostrar esse lado mais humano e buscar conexão com o seu público.

Então, como conquistar isso?

Autenticidade e posicionamento, certamente são as palavras do momento, é aqui que está a essência e o caminho para uma conexão efetiva. Sabe aquelas marcas que conseguiram se conectar com o seu público, o motivo está na força do seu propósito e em valores relevantes, cada uma delas está comprometida e conhecem bem o seu valor no mundo.

Presença digital e estratégias de SEO

Aproveitando o assunto anterior, precisamos conversar também sobre a presença digital da sua empresa. 

Muito se fala de produção de conteúdo e entregar valor ao público, isso é verdade! No entanto, existem outras estratégias que vão potencializar sua presença digital.

Antes de tudo, você precisa entender que a presença digital nada mais é do que o seu posicionamento no ambiente virtual, e a partir disso, gerar valor para o seu público. Sem uma presença, é como se a sua marca não existisse, você sabia disso?

Para aperfeiçoar a sua presença digital, nada melhor do que uma boa estratégia de SEO. Um bom posicionamento do seu site, necessidade de uma lista de ações que precisam ser realizadas. 

Buscando motivos para seguir estes passos? Existem estudos que apontam que cerca de 75% das pessoas não passam da primeira página de pesquisa, ou seja, se o seu site não estiver por lá, dificilmente será encontrado.

Qualidade nos textos, organização das páginas, pesquisas de palavras-chave, foco na jornada que o seu cliente percorre dentro de um site e quais seus principais interesses, links internos e externos, entre muitos outros pontos, precisam ser pensados e estruturados.

Growth Hacking

Se nosso lema é crescimento, claro que precisamos falar de Growth Hacking, que está totalmente em alta e na mira de muitas empresas. Apesar de não ser uma novidade, pois, era um termo utilizado há alguns anos, mas tem conquistado seu espaço, principalmente aqui no Brasil.

Afinal, o que é Growth Hacking?

Em poucas palavras e de forma bem geral, é uma área que tem seu foco no crescimento, reunindo em uma estratégia as áreas de marketing criativo, dados e softwares.

É importante ressaltar que esta não é uma tendência milagrosa, mas uma cultura que aos poucos precisa ser implementada em sua empresa e que a evolução vai acontecendo de forma contínua.

Em breve conversaremos mais sobre isso, mas enquanto isso, você pode analisar seu planejamento para este ano e assistir nosso webinar, para verificar se não deixou nada escapar.

Omnichannel

Primeiramente, preciso dizer que a estratégia Omnichannel é a integração entre diferentes pontos de contato junto ao consumidor e tem por objetivo garantir uma ótima experiência para o cliente, assim como desenvolver uma relação mais próxima.

Se você se lembrou da estratégia multicanal, preciso dizer que eles possuem suas diferenças, afinal, o foco do Omnichannel está no cliente, centralizando as informações e integrando todos os canais de contato para  garantir uma experiência unificada.

Certamente, esta é uma das estratégias que já começou em 2021 com tudo! 

Redes Sociais, em especial Tik Tok e Reels

Cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas, as redes sociais são uma tendência contínua e cada vez mais passam por evoluções. Acompanhar essas mudanças se tornou fundamental para garantir a presença no dia a dia do seu cliente e assim, garantir conexão e presença.

Tanto no Tik Tok como Reels conquistaram um bom espaço do fim de 2019 para 2020 e o sucesso cresceu tanto, que muitas empresas já estão se aventurando nesses mares e promovendo seus conteúdos.

Além de se manter presente nessas redes, compreender a sua linguagem é primordial para garantir a qualidade e sucesso desses conteúdos. Trazer humor, entreter e educar, esses são os principais objetivos desses canais.


2021 não está de brincadeira! Todos esses pontos que conversamos já são parte de muitas empresas e seu concorrente pode ter iniciado uma dessas estratégias. 

Aqui na Optmy, por exemplo, estamos ajudando nossos clientes a seguir as melhores estratégias que vão ajudar a alavancar as vendas e garantir o crescimento. De todos os pontos citados, temos especialistas focados em desenvolver os melhores planejamentos e executá-los. 

Se deseja saber mais e como sua empresa pode implementar cada uma dessas tendências, entre em contato com um dos nossos consultores.

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