COVID-19: COMO MANTER O DESEMPENHO DO SEU NEGÓCIO

Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on whatsapp

Esse é um momento de grande desafio para as empresas e manter o desempenho é um dos principais objetivos para garantir os melhores resultados. No entanto, como é possível manter o desempenho da sua empresa, quando tudo que havia sido planejado precisa ser alterado e todos os colaboradores estão trabalhando em casa?


Tempo de leitura: 8 min

Neste artigo, vamos conversar sobre algumas dicas de práticas que podem ajudar você gestor e toda a sua equipe, a garantir excelentes resultados e manter o desempenho, superando esse desafio em tempos de crise. Confira!


 

Gestão de desempenho: entenda a sua importância

Com uma boa gestão de desempenho, é possível potencializar ao máximo sua equipe.

A gestão de desempenho, quando bem aplicada, pode aprimorar diversas atividades executadas pelos colaboradores. Diante do cenário que estamos vivendo, é fundamental que a sua empresa possa alinhar sua equipe com as metas que foram estabelecidas, podendo assim, aproveitar as habilidades de cada um e gerar motivação.

Os principais erros que prejudicam o desempenho da empresa

  • Estabelecer objetivos de forma errada: estabelecer metas é uma etapa muito importante do planejamento, no entanto, evite estabelecer objetivos vagos e sem clareza, pois não ocorrerá um diferenciamento de força, consequentemente sua equipe pode ficar desmotivada por ver suas habilidades sendo desperdiçadas.
  • Gestores que não buscam estar preparados: os gestores também precisam buscar novos conhecimento, pois é preciso entender que quando uma abordagem é feito de maneira errada, pode gerar desmotivação de toda equipe. Outro ponto importante, é que o gestor precisa trabalhar sua inteligência emocional para lidar com diversas situações, de forma clara e madura.
  • Feedbacks irrelevantes ou a falta dele: evite comentários negativos ou ameaçadores ao dar um feedback, pois pode gerar consequências negativas. Estamos passando por momentos difíceis, então, a melhor forma de abordar é por meio de uma conversa.

Soluções para manter o desempenho do seu negócio

  • Foco no planejamento estratégico: 

Com o planejamento estratégico, será possível avaliar as fraquezas, forças, oportunidades e ameaças.  Com isso, será mais fácil elaborar estratégias para deixar a empresa competitiva, mesmo no cenário atual.

Um planejamento neste momento é essencial, a partir das ações de ações internas e transformando oportunidades em vendas, você e sua equipe serão capazes de superar esses tempos de crise.

  • Equipe de vendas: 

Por necessidades, muitas pessoas estão fazendo Home Office, é normal que muitas atividades sejam feitas de forma isolada. Isso pode gerar erros e até falta de produtividade por parte de toda a equipe. Por isso, é muito importante que sua equipe de vendas esteja sempre alinhada sobre as decisões tomadas.

Outro ponto importante, é que mesmo que sua equipe de vendas esteja unida, ela também precisa estar alinhada e contar com a participação das equipes de outras áreas da sua empresa. Ao envolver os profissionais certos nas decisões de vendas, será possível transmitir confiança para seus clientes.

  • Treinamento e motivação fazem a diferença

Aproveitar esse momento de quarentena para investir em treinamentos para a sua equipe,é essencial para o crescimento da empresa. Além do treinamento, é importante manter a motivação dos colaboradores.

O treinamento ajuda no alinhamento da equipe, permitindo que todos executem suas atividades com maior assertividade. Ao nutrir sua equipe com informações relevantes, terá como desempenho será o aumento do desempenho das vendas.

  • Otimize processos

Este é um ponto que merece toda a sua atenção. Otimizar processos, ajuda na redução de custos e aumenta a eficiência, consequentemente melhorando os resultados.

A tecnologia conquistou grande protagonismo nas últimas semanas, auxiliando diversas empresas que podem dar continuidade às suas atividades, mesmo que os colaboradores estejam em casa. Com a ajuda dos softwares adequados, é possível mensurar resultados e ter uma maior organização, de forma eficiênte.

  • Mantenha uma comunicação eficiente entre os setores

Da mesma forma como expliquei da participação de outras equipes com o time de vendas, é importante que essa comunicação não se resuma à uma decisão de venda.

Para alcançar bons resultados, manter a comunicação entre os setores é fundamental. Mais uma vez, a tecnologia tem um papel importante dentro das empresas, pois todos os setores podem estar integrados por um softwares de gestão.

Conclusão

É verdade que estamos passando por momentos de incertezas, com um cenário sem perspectivas e de muita preocupação. No entanto, é possível manter o desempenho do seu negócio, através de práticas que possam atender as necessidades dos seus clientes e tornar sua equipe cada vez mais produtiva e unida. Esse é o momento de refletir sobre as melhores estratégias, pensar em um novo plano e executá-los com precisão, eliminando todos os erros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *