
No contexto de vendas, a capacidade de transmitir uma mensagem com assertividade é essencial para o processo de vendas. Para esse processo é importante contar com uma boa estratégia de e-mail de prospecção.
A dúvida que sempre surge é como destacar os e-mails de prospecção em um mar de mensagens comerciais e evitar que tais mensagens sejam ignoradas? É preciso primeiramente adotar o discurso certo em cada abordagem realizada, seja você entrando em contato pela primeira vez, procurando gerar valor, fazer uma proposta ou até mesmo encerrando seu relacionamento com o prospect.
Devido ao crescimento cada vez mais dinâmico e complexo de prospecção e abordagem, novos desafios surgiram. Por isso, apresentaremos as principais tendências deste modelo de prospecção.
Neste artigo abordaremos os seguintes tópicos:
Como e quando usar um e-mail de prospecção?
Como montar um e-mail de prospecção?
Aprenda com os erros (Erros que Você não deve cometer)
Recebi uma resposta e agora?
Tempo de leitura: 11 minutos.
Como e quando usar um e-mail de prospecção?
O email de prospecção, também denominado como cold email, que significa email frio, seria uma evolução da Cold Call, é um instrumento muito importante na estratégia de Outbound Marketing.
Na Cold Call o primeiro contato com o cliente era por meio de telefone, por listas de contato, com intuito de apresentar o produto da empresa e tentar evoluir essa apresentação ao processo de compra.
No Cold Email é utilizado o email para realizar o contato com o possível cliente, por meio de uma mensagem personalizada, procurando chamar atenção desses leads. É muito importante criar estratégias pelas quais instigue esse lead a procurar mais informações sobre a sua empresa.
Para vendas do segmento B2B, o email é uma ferramenta valiosa para se apresentar. Lembrando que não é apenas a sua empresa que faz uso dessa ferramenta, por isso é preciso utilizar estratégias para garantir que o e-mail de prospecção de clientes da sua empresa seja destaque dos demais.
Como montar um e-mail de prospecção?
O e-mail de prospecção precisa conter diversos elementos importantes. Seja simples, utilize imagens que tenham relação com o texto, destaque apenas o que seja realmente relevante. Os e-mails que mais fazem sucesso são os que podem ser lidos e entendidos rapidamente. Confira a seguir algumas dicas de como elaborar um e-mail de prospecção de sucesso!
Personalize a comunicação
O e-mail de prospecção precisa ser direcionado para o lead que está recebendo o material. Para isso você precisa saber quem é seu possível cliente e quais as suas dores e principais necessidades.
Foque nos benefícios que sua empresa pode oferecer ao lead e não nos recursos que o seu produto ou serviço oferecem. Mesmo que não tenha informações sobre o lead, pois pode ser o primeiro contato, é importante ao menos ter informações básicas que confirmem que esse contato é um possível cliente.
Assunto
Uma dúvida bastante comum é qual assunto abordar no e-mail de prospecção. O assunto despertará o interesse do lead quando ele abrir a caixa de entrada. Por isso é muito importante escolher um assunto que chame atenção do usuário que vai receber o e-mail.
Algumas estratégias que vão ajudar são:
- Faça o uso gatilhos mentais como a urgência e a escassez;
- Inserir dados e números pode despertar interesse;
- Adotar um tom não tão foral (Atenção para encontrar o tom certo);
- Realize uma pergunta que faça o lead refletir e querer ter a resposta, e mais.
Desenvolva um texto envolvente
Um texto envolvente precisa chamar atenção, é que o leitor consiga identificar de forma rápida o que está sendo apresentado. Esse tipo de texto mais direto e focado aumenta as chances do leitor dar os próprios passos, respondendo à sua interação.
Reforçamos a importância de se conhecer ao menos um pouco dos contatos em questão, identificando e destacando suas dores e necessidades, e apresentando o porquê a sua empresa pode saná-las.
Mas também pode contribuir no processo de despertar a curiosidade, e utilizar como prova social e aumentar a sua autoridade sobre o tópico.
Apresente a sua empresa
É muito importante que no email de prospecção a empresa realize uma breve apresentação de um ou dois parágrafos, para explicar o motivo do contato e como a sua empresa pode ajudar o lead a superar algumas das suas necessidades.
Insira o ramo da empresa a logo, é assinatura para que o contato tenha mais segurança.
E-mail de prova social
Esse tipo de e-mail é sempre um sucesso, case de sucesso, as pessoas amam ver depoimentos de resultados. Então se a sua empresa trouxe uma solução importante para outra empresa e ajudou essa empresa de alguma forma, informe aos seus possíveis clientes.
Dessa forma, você gera valor sobre o seu serviço e mostra para o lead que por meio dos serviços ofertados da sua empresa ele pode conseguir resultados semelhantes, ou até melhores.
Deixe claro o que o lead deve fazer
A conclusão do material é fundamental para o sucesso de seu e-mail de prospecção.
É importante deixar ações em que leve o lead a fazer para continuar o contato e conhecer mais sobre o que estava sendo abordado na mensagem.
Realize o convite ao leitor para responder o e-mail ao entrar em contato. Faça que isso seja interessante e lembre-se que esse tipo de comunicação se aplica a leads que estão nas etapas finais do funil de venda, já prontos para comprar.
Sendo assim, cumprir as etapas e os mandamentos do funil de prospecção (BDR) é muito importante para o sucesso de sua empreitada.
Aprenda com os erros (Erros que Você não deve cometer)
Já falamos da força do e-mail de prospecção, algumas empresas cometem alguns erros que comprometem completamente o sucesso da prospecção. Confira alguns deles e saiba o que a sua empresa não deve fazer.
E-mail com assunto inexistente
O campo “assunto” é muito importante para captar a atenção do receptor da mensagem e convencê-lo a ler o que a empresa tem a dizer. Caso não tenha assunto, a empresa já falha em conseguir despertar o interesse que fará seu lead iniciar a leitura. Por esse motivo, é um erro gravíssimo não dar atenção ao assunto, sendo que ele é o principal meio de conquistar o seu público.
Poluição Visual
Se deparar com um corpo de e-mail extremamente poluído visualmente é decepcionante.
Por isso, não é indicado utilizar fontes diferentes, ou utilizar cores que são diferentes da identidade visual da empresa.
Destacar frases demais pode fazer com que o e-mail de prospecção se assemelhe a um spam indesejado e isso pode gerar um bloqueio e o envio de todas as suas mensagens futuras para a caixa de lixo eletrônico.
Não foque apenas na venda
É preciso focar na necessidade do seu cliente é o principal foco. Sua mensagem deve ser focada em como o produto ou serviço que a sua empresa oferece e vai resolver a vida de quem está lendo.
Não fale da sua empresa do começo ao fim do e-mail de prospecção. Utilize essa ferramenta de comunicação para estabelecer uma conexão com seu lead, que você sabe e entende o que ele precisa e assim, mostrar que sua empresa possui a solução.
Envio de anexo
Em um primeiro contato, não existe a necessidade de anexar qualquer documento que não tenha sido solicitado anteriormente. Enviar logo de cara um resumo do investimento necessário para adquirir sua solução sem ter que agregar valor à sua proposta, não é uma abordagem vantajosa.
Recebi uma resposta e agora?
Isso é um ótimo resultado, porém a jornada de compra do seu prospect está apenas começando. É de grande importância que os responsáveis pelas vendas da sua empresa utilize argumentos relevantes para que o seu prospect entenda a necessidade de separar um horário na agenda dele para falar com um dos vendedores.
Com o horário marcado, esse é o momento do time de vendas realizar um contato linear, com objetivo claro e expectativas alinhadas com o seu prospect. Para que ele não se frustre em nenhuma etapa da sua jornada de compra.
Conclusão
A prospecção via e-mail pode trazer grandes resultados se utilizada corretamente e alinhada com todo o time. Apresentamos os principais pontos que deve se atentar, os erros que deve fugir que podem ajudar a sua empresa a entender melhor o que falta para que seus e-mails apresentem bons frutos.
É importante ressaltar, no entanto, que cada segmento possui as suas particularidades. O ideal é que a sua empresa realize testes com variações de modelos de e-mails para medir quais são mais efetivos. Monte um fluxo lógico dentro de um número pré-estabelecido de tentativas e formule de maneira clara a periodicidade que sua equipe vai disparar cada email do fluxo.
Gostou do artigo sobre E-mail de prospecção? Caso ainda esteja um pouco perdido, entre em contato com um dos nossos consultores, iremos te ajudar nesse processo.