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Como montar um e-mail de prospecção na prática

No contexto de vendas, a capacidade de transmitir uma mensagem com assertividade é essencial para o processo de vendas. Para esse processo é importante contar com uma boa estratégia de e-mail de prospecção.

A dúvida que sempre surge é como destacar os e-mails de prospecção em um mar de mensagens comerciais e evitar que tais mensagens sejam ignoradas? É preciso primeiramente adotar o discurso certo em cada abordagem realizada, seja você entrando em contato pela primeira vez, procurando gerar valor, fazer uma proposta ou até mesmo encerrando seu relacionamento com o prospect.

Devido ao crescimento cada vez mais dinâmico e complexo de prospecção e abordagem, novos desafios surgiram. Por isso, apresentaremos as principais tendências deste modelo de prospecção.

Neste artigo abordaremos os seguintes tópicos: 

  • Como e quando usar um e-mail de prospecção?

  • Como montar um e-mail de prospecção? 

  • Aprenda com os erros (Erros que Você não deve cometer)

  • Recebi uma resposta e agora?

Tempo de leitura: 11 minutos. 

Como e quando usar um e-mail de prospecção?

O email de prospecção, também denominado como cold email, que significa email frio,  seria uma evolução da Cold Call, é um instrumento muito importante na estratégia de Outbound Marketing.

Na Cold Call o primeiro contato com o cliente era por meio de telefone, por listas de contato, com intuito de apresentar o produto da empresa e tentar evoluir essa apresentação ao processo de compra. 

No Cold Email é utilizado o email para realizar o contato com o possível cliente, por meio de uma mensagem personalizada, procurando chamar atenção desses leads. É muito importante criar estratégias pelas quais instigue esse lead a procurar mais informações sobre a sua empresa. 

Para vendas do segmento B2B, o email é uma ferramenta valiosa para se apresentar. Lembrando que não é apenas a sua empresa que faz uso dessa ferramenta, por isso é preciso utilizar estratégias para garantir que o e-mail de prospecção de clientes da sua empresa seja destaque dos demais.

Como montar um e-mail de prospecção?

O e-mail de prospecção precisa conter diversos elementos importantes. Seja simples, utilize imagens que tenham relação com o texto, destaque apenas o que seja realmente relevante. Os e-mails que mais fazem sucesso são os que podem ser lidos e entendidos rapidamente. Confira a seguir algumas dicas de como elaborar um e-mail de prospecção de sucesso! 

Personalize a comunicação

O e-mail de prospecção precisa ser direcionado para o lead que está recebendo o material. Para isso você precisa saber quem é seu possível cliente e quais as suas dores e principais necessidades. 

Foque nos benefícios que sua empresa pode oferecer ao lead e não nos recursos que o seu produto ou serviço oferecem. Mesmo que não tenha informações sobre o lead, pois pode ser o primeiro contato, é importante ao menos ter informações básicas que confirmem que esse contato é um possível cliente.

Assunto

Uma dúvida bastante comum é qual assunto abordar no e-mail de prospecção. O assunto despertará o interesse do lead quando ele abrir a caixa de entrada. Por isso é muito importante escolher um assunto que chame atenção do usuário que vai receber o e-mail. 

Algumas estratégias que vão ajudar são:

  • Faça o uso gatilhos mentais como a urgência e a escassez;
  • Inserir dados e números pode despertar interesse;
  • Adotar um tom não tão foral (Atenção para encontrar o tom certo); 
  • Realize uma pergunta que faça o lead refletir e querer ter a resposta, e mais.

Desenvolva um texto envolvente

Um texto envolvente precisa chamar atenção, é que o leitor consiga identificar de forma rápida o que está sendo apresentado. Esse tipo de texto mais direto e focado aumenta as chances do leitor dar os próprios passos, respondendo à sua interação.

Reforçamos a importância de se conhecer ao menos um pouco dos contatos em questão, identificando e destacando suas dores e necessidades, e apresentando o porquê a sua empresa pode saná-las. 

Mas também pode contribuir no processo de despertar a curiosidade, e utilizar como prova social e aumentar a sua autoridade sobre o tópico. 

Apresente a sua empresa 

É muito importante que no email de prospecção a empresa realize uma breve apresentação de um ou dois parágrafos, para explicar o motivo do contato e como a sua empresa pode ajudar o lead a superar algumas das suas necessidades. 

Insira o ramo da empresa a logo, é assinatura para que o contato tenha mais segurança. 

E-mail de prova social

Esse tipo de e-mail é sempre um sucesso, case de sucesso, as pessoas amam ver depoimentos de resultados. Então se a sua empresa trouxe uma solução importante para outra empresa e ajudou essa empresa de alguma forma, informe aos seus possíveis clientes. 

Dessa forma, você gera valor sobre o seu serviço e mostra para o lead que por meio dos serviços ofertados da sua empresa ele pode conseguir resultados semelhantes, ou até melhores.

Deixe claro o que o lead deve fazer

A conclusão do material é fundamental para o sucesso de seu e-mail de prospecção.

É importante deixar ações em que leve o lead a fazer para continuar o contato e conhecer mais sobre o que estava sendo abordado na mensagem.

Realize o convite ao leitor para responder o e-mail ao entrar em contato. Faça que isso seja interessante e lembre-se que esse tipo de comunicação se aplica a leads que estão nas etapas finais do funil de venda, já prontos para comprar. 

Sendo assim, cumprir as etapas e os mandamentos do funil de prospecção (BDR) é muito importante para o sucesso de sua empreitada. 

Aprenda com os erros (Erros que Você não deve cometer)

Já falamos da força do e-mail de prospecção, algumas empresas cometem alguns erros que comprometem completamente o sucesso da prospecção. Confira alguns deles e saiba o que a sua empresa não deve fazer.

E-mail com assunto inexistente

O campo “assunto” é muito importante para captar a atenção do receptor da mensagem e convencê-lo a ler o que a empresa tem a dizer. Caso não tenha assunto, a empresa já falha em conseguir despertar o interesse que fará seu lead iniciar a leitura. Por esse motivo, é um erro gravíssimo não dar atenção ao assunto, sendo que ele é o principal meio de conquistar o seu público. 

Poluição Visual 

Se deparar com um corpo de e-mail extremamente poluído visualmente é decepcionante.

Por isso, não é indicado utilizar fontes diferentes, ou utilizar cores que são diferentes da identidade visual da empresa. 

Destacar frases demais pode fazer com que o e-mail de prospecção se assemelhe a um spam indesejado e isso pode gerar  um bloqueio e o envio de todas as suas mensagens futuras para a caixa de lixo eletrônico.

Não foque apenas na venda

É preciso focar na necessidade do seu cliente é o principal foco. Sua mensagem deve ser focada em como o produto ou serviço que a sua empresa oferece e vai resolver a vida de quem está lendo.

Não fale da sua empresa do começo ao fim do e-mail de prospecção. Utilize essa ferramenta de comunicação para estabelecer uma conexão com seu lead, que você sabe e entende o que ele precisa e assim, mostrar que sua empresa possui a solução.

Envio de anexo 

Em um primeiro contato, não existe a necessidade de anexar qualquer documento que não tenha sido solicitado anteriormente. Enviar logo de cara um resumo do investimento necessário para adquirir sua solução sem ter que agregar valor à sua proposta, não é uma abordagem vantajosa.

Recebi uma resposta e agora?

Isso é um ótimo resultado, porém a jornada de compra do seu prospect está apenas começando. É de grande importância que os responsáveis pelas vendas da sua empresa utilize argumentos relevantes para que o seu prospect entenda a necessidade de separar um horário na agenda dele para falar com um dos vendedores. 

Com o horário marcado, esse é o momento do time de vendas realizar um contato linear, com objetivo claro e expectativas alinhadas com o seu prospect. Para que ele não se frustre em nenhuma etapa da sua jornada de compra.

Conclusão

A prospecção via e-mail pode trazer grandes resultados se utilizada corretamente e alinhada com todo o time. Apresentamos os principais pontos que deve se atentar, os erros que deve fugir que podem ajudar a sua empresa a entender melhor o que falta para que seus e-mails apresentem bons frutos.

É importante ressaltar, no entanto, que cada segmento possui as suas particularidades. O ideal é que a sua empresa realize testes com variações de modelos de e-mails para medir quais são mais efetivos. Monte um fluxo lógico dentro de um número pré-estabelecido de tentativas e formule de maneira clara a periodicidade que sua equipe vai disparar cada email do fluxo.

Gostou do artigo sobre E-mail de prospecção? Caso ainda esteja um pouco perdido, entre em contato com um dos nossos consultores, iremos te ajudar nesse processo. 

Author

Optmy

Empresa focada em gerar resultados para empresas B2B, descomplicando sua força de vendas.

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