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Como melhorar a autoridade da sua marca na internet?

Para se tornar referência em determinado segmento, você precisa ter autoridade sobre aquele assunto para que as pessoas se sintam seguras e confiantes na sua marca. Para isso é preciso ter um conteúdo de valor que realmente faça sentido para seu público e trabalhar estratégias de branding em sua marca. E para você entender melhor como funciona esse processo e qual sua importância, continue lendo esse artigo.

Neste artigo, serão abordados os seguintes tópicos: 

  • O que significa ter autoridade na internet? 
  • Qual a importância da autoridade para as empresas? 
  • Ducas para criar autoridade para sua empresa na internet. 
  • Trabalhando o Branding na criação de autoridade da sua marca

Tempo de Leitura: 12 Minutos.

O que significa ter autoridade na internet?

Ter autoridade na internet significa conquistar a confiança, a atenção e o respeito das pessoas. É se tornar referência em determinado segmento. Deste modo, as chances das pessoas compartilharem, seguirem e adquirirem o seu produto ou serviço se tornam cada vez maiores. 

Parece um tanto óbvio, mas o primeiro passo para criar autoridade para sua marca na internet é estar presente na internet. Claro que apenas isso não garante o sucesso da sua empresa, mas ter um site, um blog e perfis nas redes sociais é imprescindível para levar sua marca a milhares de pessoas. 

Mas, claro, você não precisa de milhares de pessoas, pois isso não é sinônimo de conversão. Você precisa das pessoas certas. E para chegar nas pessoas certas você precisa passar por um longo processo de geração de valor para o seu público. 

Leia também: O que é Inbound Marketing

Qual a importância da autoridade para as empresas?

Vamos supor que você esteja endividado e precisa urgentemente organizar sua vida financeira. O que você faz? Muito provavelmente irá pesquisar no YouTube por vídeos explicativos ou procurar por perfis especializados nas redes sociais. 

Você então identifica que esses canais possuem boas dicas e, de fato, entendem de educação financeira, então começa a seguir suas dicas, aplicar seus exercícios e orientações e, com o tempo, vai percebendo os resultados. 

Com base nessas dicas e informações, você finalmente consegue organizar sua vida financeira e sair das dívidas. Neste momento você recebe dois anúncios de cursos relacionados a área financeira e investimentos. Um de uma instituição de ensino que você nunca ouviu falar e a outra desta pessoa que você acompanha na internet, de quem você irá comprar? 

A tendência é que você compre de quem você já tem confiança, mesmo que seja uma pessoa e não uma empresa. Isso ocorre porque você consumiu os conteúdos gratuitos na internet, conheceu seus métodos e obteve resultados. 

Aí está a importância da autoridade na internet. Apesar do exemplo financeiro, isso pode ser facilmente aplicado a qualquer outro produto ou serviço. O ponto é: as pessoas tendem a comprar de quem elas confiam. 

A credibilidade e o respeito que você transmite na internet vão muito além da jornada de compra e muitas vezes se estendem por longos períodos até a conversão. Mas como construir isso na prática? É o que iremos descobrir nas próximas linhas. 

Leia também: O que você precisa saber sobre atração de clientes.

Dicas para criar autoridade para sua marca na internet

Criar autoridade na internet é um grande desafio, e exige um conjunto de ações para se tornar uma realidade possível. A seguir, elencamos algumas dicas fundamentais para você ou sua empresa se tornar referência no segmento escolhido. 

Conheça seu Público-Alvo 

Não é nada viável tentar se comunicar com todos, pois isso significa, de modo geral, que você não estará se comunicando com ninguém. É necessário definir corretamente qual público você pretende atingir, e a partir daí, criar conteúdo direcionado para ele. 

Alinhe a comunicação de maneira que ela converse com esse público e o alcance de maneira gradual. Analise o impacto das estratégias utilizadas e como o público reage. Replique o que deu certo e ajuste o que não funcionou quantas vezes for necessário, mas procure conhecer a percepção das pessoas sobre sua marca e conteúdos. 

Conheça as dores da sua persona

Entenda o que seu público está buscando. Procure conhecer as principais dores da sua persona, pois isso fará com que você saiba quais são as motivações, problemas e necessidades do seu público. 

Para criar autoridade, você precisa ajudar as pessoas a solucionar suas dores de maneira eficiente e efetiva, portanto, direcione sua estratégia de forma que não só convença e atraia as pessoas, mas que também esteja alinhada com seus problemas, dores e anseios. 

Aposte no Marketing de Conteúdo

Crie conteúdos envolventes e que sejam úteis para solucionar os problemas cotidianos do seu público. Isso pode ser feito através de blogs, sites ou redes sociais, aumentando o fluxo de acessos e a incidência de leads. 

Neste caso, o foco é a captura, não a venda. Por isso, você deverá nutrir seu público com conteúdos relevantes e de valor. 

Seja original

A produção de Conteúdo é uma forte aliada da autoridade na internet, porém deve ser feita com criatividade e originalidade. Isso distinguirá você da concorrência e trará uma visão única e exclusiva da sua marca. 

Além disso, quando você copia conteúdos de outras páginas ou criadores de conteúdo, você perde credibilidade e pode até mesmo sofrer penalidades do Google. 

Esteja aonde seu público está

Marcar presença nas redes sociais não é uma regra, mas uma necessidade. 

Nesse caso, é preciso realizar um planejamento criterioso de conteúdo e considerar toda a jornada de compra do cliente na comunicação. Além disso, cada rede social exige um tipo de comunicação e envolvimento diferente com os usuários, portanto, foco no planejamento! 

Utilize técnicas de SEO 

A Otimização para Mecanismos de Buscas (SEO)  é um conjunto de técnicas que devem ser aplicadas em páginas para adequá-las aos mecanismos de busca. Isso fará com que a sua persona encontre seu conteúdo com mais facilidade no momento da busca.

Quando você adequa suas páginas com técnicas de SEO, maiores são as chances das pessoas encontrarem seu conteúdo e conhecerem sua marca. 

Invista em E-mail Marketing

Apesar do que muitos imaginam, o E-mail Marketing ainda é uma poderosa ferramenta para as empresas criarem conexão com seus clientes. Por isso, é fundamental investir nessa técnica oferecendo conteúdos relevantes e interessantes para eles.

Quando você automatiza esse processo, você ganha tempo e aumenta o alcance e a eficácia da sua estratégia. 

 

Trabalhando o Branding na criação de autoridade da sua marca

Se você quer aprender a como aumentar a autoridade da sua marca na internet, então um passo fundamental é compreender o que é branding, seu papel e como aplicar estratégias de fortalecimento de marca.

O nome da sua empresa, as cores que utiliza, a fonte e o logo são questões que fazem parte da marca da sua empresa. Fazem parte da autoridade dela e de seu DNA. Para que isso seja possível é necessário conhecer, investir e aplicar estratégias de branding, que significa fortalecer e valorizar sua marca através de técnicas e estratégias específicas. 

Em uma estratégia de branding devem estar claros os valores da empresa, e todas as pessoas que estiverem envolvidas precisam ter conhecimento pleno sobre eles. Além disso, uma marca pode ter um ou mais valores, pois isso refere a mensagem que sua empresa irá repassar para o público. 

Ao criar uma empresa, cria-se também uma marca que será padronizada segundo as atividades que deseja desenvolver. Independente do canal utilizado para aplicar o branding, será preciso manter este padrão, pois a ideia é que ele seja facilmente reconhecido por sua clientela.

É importante criar um plano de aplicação de ações de branding que seja constante e possibilite alcançar resultados a longo prazo. Entenda que todas as grandes empresas como Coca-Cola, McDonald’s e tantas outras estavam cientes de que, em um mercado competitivo, os resultados esperados não viriam a curto prazo. Elas investiram fervorosamente na construção da marca até se tornarem as gigantes que são hoje. 

Leia também: Branding: Como uma boa gestão de marca pode fazer sua empresa decolar.

Diante de tudo isso...

…é correto afirmar que a autoridade na internet não é criada da noite para o dia, mas vem da união de inúmeros fatores e estratégias que, quando bem utilizados e aplicados no seu negício, pode atrair ótimos resultados e tornar sua marca sólida por muito mais tempo. 

Tornar-se referência no mercado não é uma tarefa fácil, mas é possível, e investir tempo e dinheiro nisso pode definir para sempre a presença da sua marca no mercado e na mente do consumidor. 

Quer criar autoridade para sua empresa na internet e não sabe por onde começar? Fale com um consultor Optmy. Nós temos equipes preparadas para oferecer as melhores soluções para potencializar a presença da sua empresa na internet e estamos prontos para ajudar sua empresa a crescer cada vez mais.

Author

Fernando Silva

Redator e Produtor de Conteúdo na Optmy. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário FIAM FAAM, de São Paulo. Um eterno aprendiz, apaixonado pelo poder didático e emocional das palavras, literatura fantástica, música e cultura pop.

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