Transformação Digital

Como impulsionar a produtividade da sua empresa através do processo de automação.

Primeiro, você sabe qual é a melhor maneira de impulsionar sua empresa de forma efetiva? Bom, pois bem eu te apresento uma ideia para isso. A qual consiste na automação de processos empresariais, transformando as etapas realizadas de maneira manual em procedimentos embasados na tecnologia.

Ao contrário do que pode parecer, a  automatização não tem como intuito substituir a atividade pessoal, mas tem em vista otimizar os  recursos disponibilizados e amparar o trabalho de profissionais no âmbito geral.  

Entendido os princípios básicos que consistem nesse processo, agora vamos abranger nosso conteúdo para as etapas que farão com que seu negócio prospere e alcance seus objetivos. 

 Alguns tópicos que selecionamos de suma importância para que isso aconteça: 

  • Mapear os processos
  • Estabeleça responsáveis
  • Evite a pressa .
  • Monitorar os resultados
  • Aumento da competitividade.  

 

Mapear os processos

Mas o que seria exatamente isso?  

O mapeamento dos processos é a etapa que nos permite compreender as etapas sequenciais para a automatização. Temos como exemplo, o  processo de compras, que consiste nas etapas como a cotação, a negociação com fornecedores e o fechamento da compra. 

E como isso ajudaria sua empresa a crescer? 

Bom é simples, entender como o fluxo de trabalho funciona é fundamental para alcançar êxito nessa etapa, pois dessa maneira você  vai entender de maneira melhor  quais são os pontos produtivos e quais são as etapas com mais impacto no seu resultado final.

Estabeleça responsáveis 

Pegando o gancho anteriormente visto, assim como acontece em outro qualquer processo referente ao negócio, a automatização necessita ter responsáveis específicos para alcançar o seu desempenho. 

O que queremos que você entenda é que a definição garante um alto controle em toda a gestão de mudanças, evitando futuras complicações.

Citando de forma clara, os supervisores, por exemplo, são responsáveis por garantir que suas respectivas equipes comecem a utilizar corretamente a solução   apresentada. Assim como, a equipe de apoio fica responsável por auxiliar nesse processo, enquanto o gestor do setor se responsabiliza por toda a mudança no âmbito geral. 

Mas, como você pode fazer para que obtenha maior êxito nesse quesito? Então, nessa etapa, a comunicação é um ponto muito  importante, já que somente dessa maneira toda sua equipe se tornará ciente de como proceder corretamente. É importante também, você estabelecer comparativos e ferramentas de controle para que os responsáveis possam acompanhar o processo de maneira eficiente.

Evite a pressa

Você certamente já ouviu em algum canto o ditado popular “A pressa é inimiga da perfeição”, mas você sabe a conexão desse ditado com o processo feito dentro da sua empresa? 

Pois bem, por mais que um dos benefícios de uma solução de automatização de processos seja oferecer certo ganho de tempo, é válido destacar que a pressa na realização do processo pode comprometer seus resultados. Mas, de que maneira? 

Se você opta pela pressa como uma solução válida ,  suas chances são de que ela não seja completamente adaptada para as demandas  do seu setor de compras. De outra forma, se você tem pressa para implementar, tem o risco de não conseguir desenvolver todos os benefícios envolvidos. 

Por isso, é de suma  importância  realizar um planejamento e ter em mente que, quanto mais complexa é a solução, maior é o tempo levará o processo. A melhor maneira para trabalhar isso é buscar uma solução que integre inclusivamente  e que também seja mais intuitiva de usar. 

Ao destacarmos esses pontos, é provável que o negócio se mostre mais competitivo, lucrativo, transparente e robusto. 

Monitorar resultados 

Mesmo com todos os pontos alinhados, a automatização de processos exigem algum tipo de mudança e otimização futura. Em certos casos, pode se tratar de resultados abaixo do esperado, mas em outros, pode se tratar de um potencial de melhora significativa.

De tal maneira, é imprescindível acompanhar os resultados em relação à automatização. Organize e estabeleça métricas importantes em relação a essa mudança e faça alterações se necessário, conforme o processo se desenvolver. Isso garante que a automatização esteja seja sempre em um bom caminho e proporcione os resultados desejados.

 

 

Aumento da competitividade 

Todos outros fatores vistos colaboram para que, no final do processo, o seu negócio seja considerado modelo em relação aos concorrentes. Em primeiro lugar, a tomada de decisão mais assertiva garante que as oportunidades sejam prospectadas e utilizadas no momento certo. 

Tendo em vista o ponto das compras B2B, todas essas características influenciam para que não haja o desabastecimento, assim como materiais sem fundamento no estoque. Dessa forma, o negócio capta mais recursos e se destaca melhor no mercado.

Todos esses tópicos conversados agregam muitas empresas e seu concorrente pode estar os utilizando. De todos os pontos citados anteriormente, temos especialistas focados em desenvolver os melhores projetos para você e sua empresa. 

Se esse artigo o interessou e  quer saber como sua empresa pode implementar cada uma dessas tendências, entre em contato com nossa equipe.

Author

Optmy

Empresa focada em gerar resultados para empresas B2B, descomplicando sua força de vendas.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *